quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Histórico do Colégio



O Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco está situado à rua Tupy, sem número, no bairro Marajoara, na cidade de Jussara - GO. É autorizado a funcionar desde o ano de 1973.A escola foi fundada com a finalidade em atender toda uma diversidade de alunado da comunidade devido ao rápido crescimento da cidade, pois as já existentes não atendiam a demanda.
O estabelecimento possui cinco salas de aula que medem 42 m2 cada, em bom estado de conservação, com iluminação e ventilação adequada para alunos. Há também outras salas como 01 para direção e coordenação, 01 sala destinada à secretaria, 01 pequeno almoxarifado onde são guardados materiais da escola. No corredor da escola encontra-se um bebedouro com água gelada e tratada destinado aos alunos. Encontra-se no final do corredor as duas instalações sanitárias para uso masculino e feminino com bom aspecto higiênico em condições de atender a quantidade de usuários conforme necessidade, sendo os detritos escoados para rede de esgoto.
A Unidade Escolar, além de promover um ensino de qualidade, proporciona aos alunos momentos culturais como festas juninas, semana do estudante, Encontro Cultural, jogos estudantis, entre outras atividades que estão inseridas no Plano de Desenvolvimento da Escola. (PDE).

Mobiliário
A escola possui mobiliário suficiente para atendimento à demanda e encontra em bom estado de conservação, contendo as carteiras que somam a quantidade de 200, sendo que algumas estão em precário estado de conservação, armários de aço 17, arquivos 08, cantinho da leitura 05. Quanto ao material didático a mesma possui 02 TVs com vídeo, 01 aparelho de som e 01 aparelho microsistem,, 02 aparelhos de DVD, 01 câmera digital, 01 aparelho de gravador de DVD, 01 mimeógrafo, 01 máquina de datilografia, 01 retroprojetor, mapas, livros didáticos fornecidos pelo MEC, 01 estante móvel, 01 suporte para TV entre outros recursos didáticos adquiridos por uma parte do recurso do PROESCOLA E PDDE e vasto acervo de livros literários e paradidáticos.





A Gestão neste colégio é feita por eleição direta, com, mandato para dois (2) anos, sendo votantes: alunos, pais e funcionários. A atual diretora é a professora Alzira Vieira Pinto.
A escola está situada num dos bairros de classe média e classe baixa, com casas populares de alvenaria e uma extensa área de casas comerciais com ruas que permitem um livre acesso ao Colégio pelo corpo discente e docente, sendo o percurso feito a pé, com bicicletas, motos, carros e transporte escolar por meio do convênio firmado pela Prefeitura e Secretaria Estadual de Educação.
A escola foi fundada com a finalidade de atender toda uma diversidade de alunado da comunidade devido ao rápido crescimento da cidade, pois as já existentes não atendiam a demanda.
A Unidade Escolar, além de promover um ensino de qualidade, proporciona aos alunos momentos culturais como festas juninas, semana do estudante, Encontro Cultural, jogos estudantis, entre outras atividades que estão inseridas no Plano de Desenvolvimento da Escola.